RÓTULO PERSONALIZADO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA VENDER MAIS
      
RÓTULO PERSONALIZADO: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA VENDER MAIS

Com o aumento da concorrência, além de investir na produção de produtos com alta qualidade, é necessário que as empresas encontrem formas de se diferenciarem de seus concorrentes, assim como chamar atenção dos seus clientes. Por isso, no post de hoje vamos falar sobre a importância do rótulo personalizado como estratégia para vender mais. 

Características gerais dos rótulos

Antes de explicar quais são as características dos rótulos personalizados, você sabe o que são e para que servem os rótulos? De acordo com a CIDASC, o rótulo ou rotulagem é toda inscrição, legenda, imagem e toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada, gravada em relevo, litografada ou colada sobre a embalagem de produtos destinada ao comércio. Seu grande objetivo é a identificação.

 

Por isso, o rótulo deve ser resistente às condições de armazenamento e de transporte dos produtos e, quando em contato direto com o produto, o material utilizado em sua confecção deve ser previamente autorizado pelo respectivo órgão regulador. Além disso, as informações constantes nos rótulos devem ser visíveis, com caracteres legíveis, em cor contrastante com o fundo e indeléveis (que não pode ser apagado), conforme legislação específica.

 

Porém, além de ter que cumprir essas funções legais, é necessário destacar que os rótulos também têm a função de atrair a atenção dos consumidores.

 

Principais informações dos rótulos

No geral, as principais informações que precisam estar presentes no rótulo são:   

   • Características;
   • Ingredientes;
   • Qualidades;
   • Data de fabricação;
   • Prazo de validade;
   • Fabricante;
   • Riscos à saúde e restrições de uso;
   • Dentre outras informações.

 

Por que é importante o uso do rótulo personalizado?

Como foi visto, a utilização do rótulo afeta totalmente a experiência do consumidor de alimentos e bebidas, por exemplo. Ou seja, através da escolha de um rótulo personalizado adequado, é possível utilizá-lo como um canal de comunicação e de atração de novos clientes. Através de um rótulo personalizado é possível que o consumidor identifique rapidamente a marca e, até mesmo, opte por comprar novamente o respectivo produto.

 

Assim, o rótulo personalizado pode ser o primeiro contato do consumidor com a respectiva marca, e é extremamente importante dar atenção aos seus elementos visuais e à sua qualidade, visto que estas variáveis influenciam diretamente a decisão de compra. E quais são esses principais elementos visuais de um rótulo?

   • Cores;
   • Fontes;
   • Linguagem;
   • Material do rótulo.

 

Como adquirir um rótulo personalizado?

Em primeiro lugar, é necessário definir a arte do rótulo personalizado com rapidez, mas que mantenha a qualidade final. Depois, é necessário produzir o rótulo personalizado com uma gráfica com muita experiência no mercado.

 

Para cada produto, haverá materiais mais e menos adequados para o rótulo personalizado. Entendeu a importância da experiência da gráfica? Por exemplo, etiquetas de papel simples não são uma boa opção para alguns tipos de produtos, como cervejas artesanais devido à baixa temperatura de armazenagem.

 

Dentre os materiais para a impressão de rótulo personalizado, certamente o filme BOPP é um dos mais versáteis. BOPP é a sigla em inglês para bi-axially oriented polypropylene que, em uma tradução direta, significa polipropileno biorientado. O BOPP é uma espécie de filme que apresenta alta resistência, tanto ao atrito quanto à umidade. Além disso, o BOPP apresenta três categorias para atender à necessidade específica de cada negócio:

   • BOPP Branco;
   • BOPP Transparente;
   • BOPP Metalizado.

 

Um outro cuidado na hora de confeccionar o rótulo personalizado é a tecnologia da gráfica. É necessário utilizar equipamentos com alta performance para a impressão digital para que a resolução seja extremamente fiel ao projeto original.

 

O acabamento e corte também precisam ser de alto padrão de qualidade, além de permitir customizar de acordo com cada necessidade. Por exemplo, no caso do acabamento com laminação, ter as opções com fosco ou com brilho.

 

Rótulo personalizado: preços e prazos

Muitas pessoas pensam, de maneira errônea, quer ter um rótulo personalizado com altíssima qualidade é exclusivo para grandes empresas. É possível sim pequenas empresas fortalecerem sua marca através de um rótulo personalizado que chame atenção do seu cliente.

 

Para termos uma ideia de preço de rótulo personalizado para 2021: sai, em média, de R$28,00 a R$33,00 o metro quadrado. E o prazo para confecção é, no máximo, 10 (dez) dias úteis.

 

Como vender mais utilizando um rótulo personalizado

Como foi visto, o rótulo personalizado deve ser utilizado não apenas como uma imposição da legislação para transmitir informações, mas deve ser utilizando dentro de uma estratégia de marketing para diferenciar seus produtos dos concorrentes, gerar valor agregado, fidelizar o seu cliente e aumentar o faturamento do seu negócio.

 

Alguns tipos de produtos que podem utilizar, com sucesso, o rótulo personalizado dentro de uma estratégia que visa aumentar o volume de vendas:

   • Antepastos;
   • Mel;
   • Pão artesanal;
   • Bolos de pote;
   • Queijos;
   • Cerveja artesanal;
   • Cachaça;
   • Licor;
   • Kombucha;
   • Cosméticos;
   • Óleos;
    • E muito mais!

 

PerPercebeu como é importante um rótulo personalizado e de qualidade para o seu negócio? Que tal conversar com quem entende deste assunto há mais de 30 anos? A Printcola é especializada na produção de etiquetas, TAGs, rótulos e na comercialização de ribbons. Além disso, a Printcola possui o certificado ISO, que garante e assegura a qualidade total dos produtos. E tudo isso é oferecido de maneira online para seus clientes, para proporcionar conforto, qualidade e rapidez. Veja como fazer um pedido ou fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e tire suas dúvidas.

Compartilhe

Comentários

Faça login para comentar