Para novos pedidos, entre na nova plataforma da Printcola, disponível em: http://rotulos.printcola.com.br/
IMPRESSÃO DE ADESIVOS PARA CAMPANHA ELEITORAL 2022: O QUE É IMPORTANTE SABER
      
IMPRESSÃO DE ADESIVOS PARA CAMPANHA ELEITORAL 2022: O QUE É IMPORTANTE SABER

Não basta ter boas propostas. Cada vez mais os candidatos para os diversos cargos públicos nas eleições perceberam a importância de uma campanha mais estratégica. E, neste contexto, o Marketing Político tem um papel de destaque.

De acordo com o Portal Neil Patel, o Marketing Político é um conjunto de atividades que visam trazer uma percepção positiva e gerar relacionamentos entre eleitores e organizações, pessoas públicas ou projetos. Ou seja, uma maneira de aproximar o cidadão comum e conquistar o apoio de comunidades em prol de ideias ou agentes.

E, dentre as ações, a impressão de adesivos ocupa um lugar de destaque. Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos conhecer as principais regras sobre material de campanha para 2022 e entender mais como a impressão de adesivos para a campanha eleitoral pode ser uma boa estratégia.

Materiais publicitários na campanha eleitoral 2022: o que é preciso saber?

O Brasil é um dos países com as regras mais rígidas sobre as formas de publicidade durante as campanhas eleitorais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, em dezembro, todas as normas que valerão para as eleições gerais de 2022.

Dentre as principais novidades está o endurecimento das regras relativas à produção e compartilhamento de informações inverídicas sobre candidatos, partidos e o próprio processo eleitoral. Por exemplo, quem divulgar, na propaganda eleitoral ou durante a campanha, fake news sobre candidatos e partidos, fica agora sujeito à pena de detenção de dois meses a um ano, além de multa (Fonte: Agência Brasil).

Além disso, há normas bastante estritas sobre os materiais publicitários. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) explica que, em relação à propaganda de rua pode realizar a distribuição de material gráfico (tais como folhetos, adesivos, volantes e outros impressos), realização de caminhadas, carreatas e passeatas, até as 22 horas do dia que antecede a eleição.

Além disso, é permitida a inscrição do nome e número de candidato, partido e coligação na fachada de seus comitês centrais (informados no pedido de registro de candidatura), sendo:

no tamanho máximo de 4 metros quadrados;

nos demais comitês, no tamanho máximo de 0,5 metro quadrado.

Também é permitido o uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos, camisetas e outros adornos pelo eleitor, para manifestar sua preferência por candidato ou partido.

Em relação aos carros, é permitida a fixação de adesivo plástico em automóveis, caminhões, bicicletas, motocicletas e janelas residenciais, no tamanho máximo de 0,5 metro quadrado, desde que a fixação seja espontânea e não haja qualquer tipo de pagamento em troca. Também pode a fixação de adesivos microperfurados de qualquer tamanho no para-brisa traseiro de veículos.

Uso de adesivos: é permitido no dia da eleição?

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia da eleição, o eleitor poderá revelar a sua preferência por determinado candidato desde que seja por meio de manifestação silenciosa a partir do uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos, camisetas e outros adornos semelhantes. No entanto, é proibida a aglomeração de pessoas com vestuário padronizado que caracterize uma manifestação coletiva

Impressão de adesivos para a campanha eleitoral 2022: quais são os principais tipos de materiais permitidos?

Vamos entender mais as principais características dos materiais para a impressão de adesivos para a campanha eleitoral?

Adesivos

Além do nome adesivo, este material também é conhecido pelo nome de praguinhas ou bottons: ou seja,  são aqueles adesivos de forma circular, podem ser distribuídas ao público e possuem informações relativas ao candidato como:

nome;

partido;

número;

slogan de campanha;

foto.

Como foi visto, os adesivos podem ser muito interessantes para gerar o engajamento dos eleitores e deixar que eles demonstrem seu apoio individual ao candidato. Além disso, tem um custo baixo, o que possibilita a impressão de milhares de unidades com um impacto reduzido no orçamento geral da campanha.  

Conforme às regras, esse tipo de material para campanha política pode ser entregue em comícios e pode ser usado, inclusive, no dia das eleições por parte dos eleitores, de maneira espontânea.

Adesivo para carro

A Justiça Eleitoral permite que carros de apoiadores sejam plotados com adesivos que possuam microperfurações no vidro traseiro. Porém, é importante ressaltar que não pode haver nenhum tipo de troca ou de dinheiro envolvido.

Ou seja, o cidadão, espontaneamente, é quem tem que oferecer o seu automóvel para a publicidade do candidato.

Banners

Os banners são muito utilizados durante as campanhas eleitorais. Os banners têm excelente custo X benefício. Ou seja, promove a visibilidade dos candidatos e o bom aproveitamento dos recursos financeiros de campanha.

As regras do Tribunal Superior Eleitoral permitem a fixação de faixas, banners, cartazes, placas, inscrições ou pinturas em imóveis particulares, desde que essas peças não excedam o espaço de meio metro quadrado.

Minibanner: é um banner de tamanho menor. No geral, com largura de 20 cm, enquanto o comprimento pode ser entre 30cm e 90cm. O objetivo do minibanner é realizar a comunicação de maneira mais discreta.

Porém, antes de fazer a impressão de adesivos e os demais materiais publicitários para as campanhas eleitorais, é importante verificar se houve ou não mudança nas regras.

Além disso, pesquise: a escolha da gráfica também é fundamental para você encontrar os melhores preços para a impressão de adesivos para a sua campanha eleitoral. E, certamente, o melhor custo X benefício você encontra aqui, na PrintCola.

Quer continuar com a gente? Veja outros conteúdos exclusivos do nosso blog:

Escolhendo seu material: a diferença entre BOPP, vinil e couchê;

Adesivo personalizado: tudo o que você precisa saber para conquistar novos clientes e aumentar o seu lucro.

Impressão de etiqueta adesiva: o que você precisa saber para fazer a escolha certa para seu produto.

Guia Completo dos termos gráficos para impressão.

Share This Post :

Comments

Log in or register to post comments