Para novos pedidos, entre na nova plataforma da Printcola, disponível em: http://rotulos.printcola.com.br/
LACRE DE SEGURANÇA PARA ALIMENTOS
      
LACRE DE SEGURANÇA PARA ALIMENTOS

Os pedidos de refeições pela internet ou por aplicativos cresceram durante a pandemia de covid-19 e continuam em alta, mesmo com a flexibilização de diversas regras sanitárias. De acordo com a Agência Brasil, quando realizada pelo menos uma vez na semana, essa prática saiu de 40,5% antes da pandemia para 66,1% durante o período de emergência de saúde pública. Se considerados apenas o ato realizado todos os dias, o índice subiu de 14,2% para 22,1%.

Assim, com a popularização do delivery e das entregas em domicílio, o consumidor tornou-se mais exigente: como saber se aquele alimento foi ou não violado durante o processo de entrega?

Neste contexto, o lacre de segurança para alimentos é a forma de garantir que o produto chegue até o cliente sem violação. Essa necessidade, além de ser uma exigência do consumidor, faz parte da legislação de vários municípios brasileiros.

Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender mais sobre a importância do lacre de segurança para os alimentos e como isso pode afetar o negócio.

Lacre de segurança para os alimentos: principais benefícios

De acordo com o Portal Semear Food Safety, a etiqueta lacre de segurança para os alimentos é uma das maneiras mais eficazes de garantir que os produtos sejam entregues aos clientes sem violações.

O lacre de segurança pode ser versátil e utilizado de diversas embalagens, tais como:

Vidro;

Plástico;

Papelão;

Dentre outros.

Assim, o lacre de segurança para alimentos evita muitos problemas: tanto durante o transporte, quanto impacta positivamente na experiência do cliente, proporcionando segurança, pois eles sabem que suas refeições não foram violadas.

Lacre de segurança para alimentos: como funciona?

O lacre é um tipo de adesivo com recortes em todo o seu comprimento que, após ser colado, se alguém tentar violá-lo, o rótulo será rasgado.

Assim, caso haja alguma tentativa de retirada dele, será facilmente visível. Com isso, aumenta a garantia e a segurança que o alimento ou refeição chegue ao cliente com a mesma integridade. 

E quais são as principais características do lacre de segurança? De acordo com a Lei 6.561/2020 do Distrito Federal:

O lacre inviolável tem de ser rompido para abertura da embalagem do produto.

O selo de segurança ou lacre de proteção serve para impedir a entrega de alimentos e bebidas violados e a possível contaminação por pessoas que não participam do processo de produção do alimento.

O selo de segurança ou lacre de proteção é aquele que, ao ser removido, deixa evidências da sua violação.

Deve conter a informação de que, se estiver violado, o produto deve ser devolvido pelo consumidor.

O selo de segurança ou lacre de proteção pode ser um adesivo de papel ou qualquer artigo que obrigue a ruptura ao ser aberto, ou seja, o lacre não pode continuar íntegro após a sua retirada ou após a abertura da embalagem, devendo conter cortes (picotes) de segurança que impossibilitam sua remoção sem que seja desfigurado em vários pedaços e deve ainda ser resistente a solventes como água, álcool e outros.

Uma outra pergunta importante é: qual é a importância do lacre de segurança para alimentos:

Deixa o produto inviolável;

Evita falsificação e fraudes;

Mantém a qualidade e originalidade do produto.

No caso do município de São Paulo, esta exigência já tem muitos anos, com a Lei nº 14.732 de 28 de maio de 2008, que impôs o uso de etiqueta lacre de segurança para delivery de alimentos no município.

Impacto do lacre para o negócio  

A cada dia, o consumidor torna-se ainda mais exigente. E, com a pandemia, as preocupações com a higiene tornaram-se ainda mais acirradas, inclusive quando o assunto é alimento.

Assim, conforme o comportamento do consumidor evolui, a demanda por melhores produtos e experiências torna-se muito maior. Portanto, não basta apenas fornecer produtos de qualidade, é preciso mostrar segurança e confiança. 

Neste contexto, o lacre de segurança é uma forma de diferenciar-se dos concorrentes, além de ser um investimento de baixo custo que pode agregar mais valor à sua marca. De que forma? O lacre de segurança para alimentos pode ser customizado de acordo com a identidade do negócio, reforçando os valores como garantia de integridade alimentar. Tudo isso fortalecendo a percepção do consumidor com atributos muito positivos em relação à sua marca.

A PrintCola tem diversos modelos de lacre se segurança para alimentos, seja para cumprir a legislação local ou como forma de fortalecer a sua empresa diante da concorrência. Você pode criar um modelo exclusivo, totalmente personalizado e ideal para o seu negócio.

Quer continuar com a gente? Veja outros conteúdos exclusivos do nosso blog:

Então, gostou de saber mais sobre como aplicar o adesivo vinil com sucesso? Veja outros conteúdos exclusivos do nosso blog:

Rótulos para embalagens flexíveis: como escolher;

Adesivo personalizado: tudo o que você precisa saber para conquistar novos clientes e aumentar o seu lucro.

Como garantir a qualidade do QR Code no rótulo?;

Rótulo de geleia: qual é a importância do rótulo para aumentar as vendas?

Garantindo a leitura do seu código de barras na impressão;

Impressão de etiqueta adesiva: o que você precisa saber para fazer a escolha certa para seu produto.

Share This Post :

Comments

Log in or register to post comments