Para novos pedidos, entre na nova plataforma da Printcola, disponível em: http://rotulos.printcola.com.br/
PREÇOS DE RÓTULOS E ADESIVOS EM 2022
      
PREÇOS DE RÓTULOS E ADESIVOS EM 2022

Com o aumento da concorrência, além de investir na produção de produtos com alta qualidade, é necessário que as empresas encontrem formas de se diferenciarem de seus concorrentes, além de chamar atenção dos seus clientes. Entretanto, com a disparada de preços que estamos vivendo desde 2020, muito empresário quer se planejar e entender quais são os preços para rótulos e adesivos em 2022.

Para compreender mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender a importância dos rótulos personalizados para a venda dos produtos e ver as variáveis que impactam no preço para 2022.

Qual é a função dos rótulos e adesivos para as embalagens dos produtos?

Antes de vermos os preços de rótulos e adesivos em 2022 e quais variáveis podem impactar neles, é importante entender quais são as principais funções dos rótulos personalizados.

Os tipos de adesivos presentes nas embalagens variam muito, principalmente devido ao avanço das tecnologias, tanto de impressão quanto de colagem. Com isso, os adesivos, inclusive os rótulos personalizados, estão cada vez mais adaptáveis às exigências, tanto de legislação quanto do cliente. 

É importante lembrar que a utilidade dos rótulos e adesivos não se limitam à função estética do produto: o seu principal objetivo é a identificação e a informação. 

Por isso, é importante atentar-se: no geral, todos os dados necessários da empresa e do produto constam na parte do adesivo personalizado.

Características gerais dos rótulos personalizados

De acordo com a CIDASC, o rótulo ou rotulagem é toda inscrição, legenda, imagem e toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada, gravada em relevo, litografada ou colada sobre a embalagem de produtos destinada ao comércio. Seu grande objetivo é a identificação.

Por isso, o adesivo ou rótulo deve ser resistente às condições de armazenamento e de transporte dos produtos e, quando em contato direto com o produto, o material utilizado em sua confecção deve ser previamente autorizado pelo respectivo órgão regulador.

Além disso, as informações constantes nos rótulos devem ser visíveis, com caracteres legíveis, em cor contrastante com o fundo e indeléveis (que não pode ser apagado), conforme legislação específica.

Porém, além de ter que cumprir essas funções legais, é necessário destacar que os rótulos também têm a função de atrair a atenção dos consumidores, assim como se destacarem dos concorrentes.

Obviamente que isso varia de acordo com a  categoria do produto. Porém, no geral, as principais informações que precisam estar presentes no rótulo são:   

Características;

Ingredientes;

Qualidades;

Data de fabricação;

Prazo de validade;

Fabricante;

Riscos à saúde e restrições de uso;

Dentre outras informações.

Efeito da pandemia nos preços do mercado gráfico

O mercado gráfico já estava sendo impactado pela pandemia há algum tempo. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), esse setor já vinha sentindo os efeitos do coronavírus desde fevereiro de 2020, de duas formas mais intensas:

tanto com a alta do dólar;

como com a dificuldade na importação de insumos, principalmente aqueles vindos da China.

Além disso, há a escassez e o posterior aumento de algumas matérias-primas fundamentais para o mercado gráfico, como iremos ver a seguir a questão da celulose (papel).

Outro exemplo: para o mercado de autoadesivos, o aumento do polipropileno afeta diretamente os seus preços, pois é a matéria-prima do rótulo adesivo personalizado BOPP (Polipropileno Biorientado). Só para termos uma ideia desta evolução: ao longo de 2020, o preço do polipropileno aumentou, em média, 30%.

Aumento do preço do papel

De acordo com o Portal Folha do UOL, a alta no mercado internacional do preço da celulose, matéria-prima básica para a produção de papel, resultou em reajustes de até 73% nos produtos derivados, como papel cartão, papel de imprensa e caixas de papelão, desde o início do ano passado até agora. Para comparação, a inflação no mesmo período, medida pela Fipe, foi de 11,12%.

Assim, apenas nos últimos 18 meses, só o preço do papel imprensa subiu 25%.
Os usuários de papel, como o mercado gráfico, por exemplo, estão sentindo, de maneira intensa, essa alta de preços. O que, de alguma forma, irá impactar no preço de alguns produtos finais, tais como os preços de rótulos e adesivos em 2022.

Preços de Rótulos e Adesivos em 2022

Se você quer encomendar rótulos e adesivos em 2022 para o seu produto, saiba que há formas deste orçamento impactar menos no seu negócio.  

Em primeiro lugar, é importante que você saiba: o mercado gráfico, como um todo, foi impactado pela escassez de matéria-prima, aumento nos preços, subida do dólar, dentre outras variáveis. Tudo isso gerando reajuste de preço.

Obviamente que algumas gráficas, como é o caso da PrintCola, conseguiram não repassar todo esse aumento para seu cliente final, tentando manter o ajuste de preço mais controlado.

Assim, a dica para os empresários que estão pensando em fazer rótulo  e adesivo em 2022 para cerveja, para Kombuchalicorcachaçabolos de potes são duas:

Faça, o mais rapidamente possível, a sua encomenda de rótulo adesivo personalizado: como o mercado está instável, é possível que alterações voltem a acontecer. Por isso, encomende logo seu rótulo personalizado antes que haja novas mudanças;

Encomende a quantidade que você irá precisar para o ano de 2022, pois é possível garantir alguns preços especiais de acordo com maiores quantidades encomendadas.

Além disso, pesquise: a escolha da gráfica também é fundamental para você encontrar os melhores preços, mas conseguindo adesivos e rótulos de qualidade. E, certamente, o melhor custo X benefício você encontra aqui, na PrintCola.

Quer continuar com a gente? Veja outros conteúdos exclusivos do nosso blog:

Então, gostou de saber mais sobre como aplicar o adesivo vinil com sucesso? Veja outros conteúdos exclusivos do nosso blog:

Adesivo personalizado: tudo o que você precisa saber para conquistar novos clientes e aumentar o seu lucro.

Rótulos para embalagens flexíveis: como escolher;

Como garantir a qualidade do QR Code no rótulo?;

Garantindo a leitura do seu código de barras na impressão;

Impressão de etiqueta adesiva: o que você precisa saber para fazer a escolha certa para seu produto.

Share This Post :

Comments

Log in or register to post comments