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TENDÊNCIAS PARA O MERCADO GRÁFICO EM 2022
      
TENDÊNCIAS PARA O MERCADO GRÁFICO EM 2022

Desde 2020, o mercado gráfico tem passado por mudanças intensas. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (ABIGRAF Nacional), na passagem do primeiro trimestre para o segundo trimestre de 2021, a produção física da Indústria Gráfica registrou recuo de 11,2%. Na comparação com o segundo trimestre de 2020, pior período para a economia brasileira no ano passado devido ao início do distanciamento social em razão da pandemia de covid-19, a produção do setor mostrou alta de 5,1%. Para manter os bons números ao longo do próximo ano, é necessário acompanhar as principais tendências para o setor.

Por isso, no post de hoje vamos conhecer quais são as principais tendências para o mercado gráfico e para o design em 2022.

Conheça as principais tendências para o mercado gráfico em 2022

Como explicamos anteriormente, o mercado gráfico se transformou muito ao longo de 2020 e de 2021. Algumas destas tendências vão se fortalecer ao longo do próximo ano.

Assim, as principais tendências para o mercado gráfico em 2022 são:

Entregas rápidas

O dinamismo da entrega rápida tem se consolidado. Os clientes, cada vez mais, têm uma expectativa de uma entrega rápida dos seus materiais impressos.

Desta forma, o mercado gráfico deve se consolidar como provedora modernizada e automatizada em um contexto de e-commerce.

Automatização dos pedidos

Seguindo esta linha de e-commerce, uma outra tendência que continuará presente em 2022 é a automatização dos pedidos.

Cada vez mais as gráficas terão opções online para que os clientes façam seus pedidos diretamente pelo site, 24h por dia e nos 7 dias da semana.

Por exemplo, a PrintCola já trabalha com processos automatizados e digitais há muito tempo. Temos um tutorial explicando o passo a passo para realizar o pedido pelo nosso site.

Impressões em grandes formatos

A impressão em grandes formatos será uma alternativa muito rentável, visto que a comunicação externa é uma das linhas da comunicação visual.

Além disso, segundo a empresa de pesquisas InfoTrends, 68,8% das organizações entrevistadas reconhecem uma elevação das oportunidades nessa área, de acordo com o Sindicato da Indústria.

Um dos motivos deste crescimento é a necessidade de sinalização externa, tanto para indicar locais e acessos, quanto para fachadas de empresas. Se quiser saber mais sobre este tema, criamos um post sobre banner: Como fazer um banner impactante para aumentar as vendas.

Inovação nas campanhas

Apesar do marketing digital ter ganhado muita expressão nos últimos anos, a necessidade de criar campanhas com materiais impressos ainda continua forte.

Ou seja, a impressão continuará sendo um dos componentes principais para o mix de comunicação. Mas será necessário que o mercado gráfico continue investindo em inovações tecnológicas, unindo o digital e o impresso.

Alguns exemplos práticos disto são o QR Code e o código de barras. Para saber mais sobre este tema, fizemos um post bem interessante: Garantindo a leitura do código de barras na sua impressão.

E para o design?

Quando o tema é design, também podemos observar algumas tendências para o próximo ano.

Estilo retrô

De acordo com o Sebrae Minas, uma das tendências para 2022 será o estilo retrô ainda em alta.

O sentimento de nostalgia conecta as pessoas. Assim, a combinação entre o uso de fontes com serifas e elementos visuais retrôs tem funcionado, tanto no ambiente virtual quando no ambiente offline.

Fontes com serifa são aquelas que possuem pequenos adornos no topo e na parte inferior das letras. Geralmente, eram utilizadas em textos longos, em jornais.

Menos é mais

Uma outra tendência que continuará em alta ao longo de 2022 é o minimalismo. Conforme explica a Rock Content, o minimalismo já faz parte do cenário digital há algum tempo. Essa tendência continua principalmente demandando de designers a habilidade de ilustrações vetoriais e layouts em grid.

Ainda dentro desta tendência de minimalismo, o Sebrae Minas explica a tendência forte do uso de tons monocromáticos e duotônicos. A presença limitada de cores contribui para a compreensão das mensagens e ajuda o usuário a não se perder em meio à enxurrada de informações.

Como posso usar estas tendências no meu pequeno negócio?

Grande parte das tendências que foram indicadas aqui podem ser adequadas para diversos negócios, principalmente em relação ao rótulo personalizado. Alguns exemplos:

Antepastos;

Mel;

Pão artesanal;

Bolos de pote;

Queijos;

Cerveja artesanal;

Cachaça;

Licor;

Kombucha;

Cosméticos;

Óleos;

E muito mais!

Que tal começar o ano de 2022 criando um rótulo ou etiqueta personalizada para o seu negócio? Se você quer um rótulo personalizado com qualidade e que agregará valor à sua marca, fale com a PrintCola.

Mas entre em contato hoje mesmo: somos especializados em garantir a melhor qualidade para o seu material gráfico com impressão digital. Além disso, temos o melhor custo x com atendimento online para todo o Brasil.

Para continuar se atualizando, acesse outros conteúdos muito interessantes e importantes do nosso blog para o seu negócio. Quer ver algumas sugestões?

A importância de personalizar etiquetas e rótulos para agregar valor aos produtos;

Guia Completo dos termos gráficos para impressão;

Inspirações para criação de rótulo;

Qual é a importância da tipografia para o material gráfico da sua empresa?;

Descubra a importância do branco na impressão digital;

Impressão de etiqueta adesiva: o que você precisa saber para fazer a escolha certa para seu produto;

Como fazer um banner impactante para aumentar as vendas.

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