QUAL A DIFERENÇA ENTRE VETOR E BITMAP NA HORA DA IMPRESSÃO?
      
QUAL A DIFERENÇA ENTRE VETOR E BITMAP NA HORA DA IMPRESSÃO?

A importância de uma impressão de qualidade impacta não apenas na percepção do consumidor com relação à marca, mas também na sua experiência de consumo com o produto, no posicionamento do produto e, de forma indireta, no crescimento dos lucros.

Um bom resultado de impressão não depende apenas de uma arte criativa e do seu design, mas principalmente de fatores como padrões de cores, formato dos arquivos, escolha adequada do material e da qualidade da imagem. Para conseguir o resultado esperado, é importante estar atento a todos esses aspectos.

A qualidade da imagem está diretamente relacionada à sua resolução. Um arquivo enviado para impressão com imagem de baixa resolução resulta em um material impresso de baixa qualidade, com imagens “borradas” e indefinidas. Para que isso não aconteça, é necessário estar atento em relação à forma como a imagem foi criada, armazenada e processada no computador, ou seja, se é uma imagem vetor ou bitmap e com quantos dpi de resolução ela está.

Para melhor entender a distinção entre bitmap e vetor, neste post serão apresentadas as vantagens e desvantagens de cada formato, quando usar cada um deles e qual a diferença entre os dois para a impressão.

Bitmap X Vetor: o que você precisa saber

Na impressão gráfica, é importante considerar duas técnicas para a qualidade do resultado final: imagem bitmap e imagem vetorial, assim como compreender as especificidades e diferenças.

O que são imagens bitmap?

As imagens bitmap são compostas por pequenos quadrados, os chamados pixels. Quando se aplica um super zoom na foto, é possível ver vários “quadradinhos”: esses são os pixels.

Para melhor compreender, visualize milhares de quadrados coloridos que juntos formam uma imagem. Quanto mais pontinhos quadrados (pixels), melhor a qualidade e resolução da imagem. As fotos tiradas com celular ou câmera digital são exemplos de bitmap. Essas fotografias têm transição suave de tons e, na maioria das vezes, possuem milhões de cores.

Para trabalhar com imagens bitmap é preciso saber que há um limite no número de pixels. É necessário cuidado ao redimensioná-las, pois na ampliação pode haver diminuição da resolução e perda significativa da qualidade. Por resolução da imagem devemos entender o número de pixels por polegada e ela é expressa por dpi (dots per inch, em inglês ou pontos por polegada, em português).

É por essa razão que, para usar uma imagem bitmap na impressão, é necessário que tenha pixels suficientes para atender ao tamanho desejado, mantendo a qualidade.

Para garantir um bom resultado, e a depender do material e tamanho a ser impresso, o arquivo precisa ter, pelo menos, 300 dpi de resolução, ou seja, 300 pontos quadrados por polegada da imagem. Isso resulta na qualidade da impressão e na fidelidade à arte desenvolvida pelo designer gráfico.  

Se ainda assim surgir alguma dúvida sobre a escolha do formato da imagem, a Printcola  disponibiliza uma equipe de suporte técnico para todos os clientes e um departamento de criação para ajudar no desenvolvimento da arte para etiquetas ou rótulos. Está disponível também um tutorial com um passo a passo para que o resultado fique exatamente como esperado.

O que são imagens vetor?

As imagens vetor são formadas pela combinação de pontos, linhas, curvas e formas. Ou seja, por definição, são imagens formadas por cálculos e expressões matemáticas criadas pelo computador. Esse conceito pode parecer complexo em um primeiro momento, mas todos esses cálculos acontecem de maneira automática.

Fica mais simples entender vetores a partir de seus exemplos: símbolos e logotipos de marcas, ícones, ilustrações e gráficos são alguns deles.

As imagens vetoriais permitem o uso em qualquer tamanho sem perda de qualidade, além da possibilidade da separação de partes do desenho para serem trabalhadas de forma isolada.

Afinal, qual o melhor: bitmap ou vetor?

Agora que as diferenças entre bitmap e vetor foram explicadas, é possível ver como elas impactam no momento da impressão. Não há uma opção melhor ou pior, o que deve ser levado em consideração é a finalidade e o material a ser impresso.

Imagens bitmap são ideais para representação de imagens realistas, com alto nível de detalhes, imagens mais complexas e com efeito degradê. A resolução correta garante que o material seja produzido no tamanho adequado sem perder a qualidade.

Já as imagens vetor têm a possibilidade de ampliação sem perder resolução, o que as tornam mais versáteis pela possibilidade de utilizar a arte em qualquer tamanho. Permitem, também, o isolamento das partes do desenho, para serem trabalhadas separadamente. Embora possuam quantidade limitada de cores, com imagens em vetor é possível criar ilustrações artísticas complexas, com muitas cores, sombreamentos, gradientes e detalhes.

Para evitar surpresas, além de salvar as imagens com boa resolução, é necessário levar em conta também:

   • O padrão de cores: usar o sistema CMYK.

   • Sangria e marcas de corte: para garantir um bom acabamento é necessário ter margens de segurança e marcas de corte sinalizadas.

   • Arquivo finalizado em PDF: assim evita alterações no arquivo final e imprevistos. Esse post aborda a importância do PDF para impressão.

   • Texto em curva ou fontes incorporadas: para garantir que a fonte não será trocada por outra, alterando a arte final.

Saiba que a escolha da gráfica também é fundamental para um bom resultado e para que o material saia exatamente como foi desenvolvido. No caso das etiquetas e rótulos é ainda mais importante: é necessário investir em alta qualidade para se diferenciar da concorrência, se destacar no ponto de venda e chamar atenção do consumidor.

PrintCola é especializada na produção de rótulos e etiquetas adesivas e se preocupa em garantir a melhor qualidade para o seu material gráfico. Os serviços são oferecidos de maneira on-line, pensando no conforto do cliente e agilidade. Caso tenha alguma dúvida,  fale com um especialista. Se precisar de arte, conte com a PrintCola também. Entre em contato hoje mesmo!

E para continuar se atualizando, acesse outros conteúdos muito interessantes e importantes do nosso blog para o seu negócio. Quer ver algumas sugestões?

Qual é a importância da tipografia para o material gráfico da sua empresa?;

Descubra a importância do branco na impressão digital;

Impressão de etiqueta adesiva: o que você precisa saber para fazer a escolha certa para seu produto.

Compartilhe

Comentários

Faça login para comentar