A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO FSC EM ADESIVOS EM PAPEL COUCHÊ
      
A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO FSC EM ADESIVOS EM PAPEL COUCHÊ

Nos últimos anos, os mercados e os consumidores estão se tornando mais exigentes. Dentre essas exigências, têm-se a preservação do meio ambiente, os impactos sociais e a questão da sustentabilidade.

Por isso, tem crescido o número de empresas e produtos certificados. Quando o tema é produtos derivados da madeira, a preocupação torna-se ainda mais evidente.  

Para entender como funcionam as certificações, inclusive em adesivos de papel, no post de hoje será explicado o que é a certificação FSC, o que é adesivo em papel couchê e como esta certificação pode impactar positivamente um negócio.

Afinal, para que servem as certificações?

Antes de abordarmos sobre a certificação FSC e seu impacto nos adesivos em papel couchê, é importante entender para que servem as certificações, principalmente aquelas relacionadas com o meio ambiente.

De acordo com o Sistema Nacional de Informações Florestais (Snif),a certificação é um processo voluntário ao qual se submetem algumas organizações para atestar que seus produtos e sua produção seguem determinados padrões de qualidade e de sustentabilidade.

Desta forma, a Certificação Florestal baseia-se nos três pilares da sustentabilidade, que são:

   • ecologicamente correto;

   • socialmente justo;

   • economicamente viável.

Os sistemas de certificação mais difundidos em todo o mundo são o FSC (Forest Stewardship Council Internacional / Brasil) e o PEFC (Program for the Endorsement of Forest Certification Schemes).

O que é a Certificação FSC?

O FSC é uma organização independente, não governamental e sem fins lucrativos, estabelecida para promover o manejo responsável das florestas no mundo.

A própria organização explica que a certificação FSC é um sistema de garantia internacionalmente reconhecido que identifica, por meio de sua logomarca, produtos madeireiros e não madeireiros originados do bom manejo florestal, incluindo o papel couchê nos mais diversos formatos, inclusive como adesivos

Atualmente existem três modalidades de certificação:

   • Manejo Florestal;

   • Cadeia de Custódia; 

   • Madeira Controlada.

Assim, a Certificação FSC é uma forma de demonstrar quais produtos e empresas respeitam esses critérios e ajudam no controle de produção florestal, promovendo um trabalho consciente e com menos impacto para o meio ambiente.

Principais benefícios de usar adesivos em papel couchê com Certificação FSC

Antes de explicarmos quais os benefícios para uma empresa em utilizar em seus rótulos material certificado, vamos entender mais as características de um adesivo produzido em papel couchê.

Adesivo em papel couchê

O adesivo em papel couchê é um material de papel com superfície lisa e semibrilhante. O papel couchê é ideal para impressão com ribbon e é um dos materiais mais utilizados em rótulos personalizados devido, principalmente, ao seu custo x benefício, assim como pelo seu acabamento bem profissional.

Ou seja, o resultado fica muito bonito, possibilitando a criação de peças personalizadas de acordo com o objetivo de cada marca.

Além disso, por ser um papel revestido, o papel couchê possui certa de resistência à umidade.

Uma outra dúvida sobre o rótulo em papel couchê é a sua utilização em produtos refrigerados ou congelados. O adesivo em papel couchê até pode ser utilizado em produtos refrigerados, desde que o produto passe pouco tempo nestas condições.

Quanto mais tempo, maior a possibilidade de absorver umidade e deteriorar a sua aparência.

Certificação: quais são os benefícios?

Como a escolha de adesivos em papel couchê certificado pode impactar em um negócio? A opção por matérias-primas certificadas demonstra uma responsabilidade da organização.

Como abordamos anteriormente, cada vez mais os consumidores estão preocupados em exercerem um consumo mais consciente. Assim, uma marca que utiliza como ação estratégica a sustentabilidade ambiental, certamente atrairá um perfil de público que tem esta demanda.

No geral, os clientes que têm preocupações ambientais em relação ao seu consumo estão dispostos a pagar mais caro em marcas também com esses objetivos.

Desta forma, a credibilidade junto aos consumidores é a primeira reação que a empresa percebe, assim como o aumento de vendas.

Para além disso, mercados mais maduros, tais como Estados Unidos e Europa, têm graus mais rígidos de exigência e, muitas vezes, há a necessidade de certificações. Assim, se o adesivo personalizado do seu produto tiver a certificação FSC, certamente será possível que ele acesse novos mercados internacionais.

Ou seja, o rótulo personalizado, assim o produto da sua empresa, terá muito mais impacto positivo em seus clientes, fortalecendo a sua marca.

Se você está procurando rótulos personalizados, entre em contato agora mesmo com a PrintCola: somos especializados em garantir a melhor qualidade para o seu material gráfico.

Além disso, temos equipamentos com alta tecnologia e modernos, assim como o melhor custo x benefício. Também oferecemos atendimento online para todo o Brasil.

E para continuar se atualizando, acesse outros conteúdos muito interessantes e importantes no nosso blog para o seu negócio e seus produtos. Quer ver algumas sugestões?

Qual é a importância da tipografia para o material gráfico da sua empresa?;

Descubra a importância do branco na impressão digital;

Impressão de etiqueta adesiva: o que você precisa saber para fazer a escolha certa para seu produto;

Escolhendo o seu tipo de vinil ideal para seu adesivo personalizado;

Como fazer um banner impactante para aumentar as vendas;

Como fazer um banner impactante para aumentar as vendas.

Compartilhe

Comentários

Faça login para comentar