DADOS VARIÁVEIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA UMA IMPRESSÃO PERFEITA
      
 DADOS VARIÁVEIS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA UMA IMPRESSÃO PERFEITA

Sabe-se que os consumidores estão cada vez mais exigentes. Em geral, a expectativa de uma marca é transmitida através de uma experiência inesquecível e muitas vezes, isso envolve a personalização.

Seja para conquistar o cliente ou por exigências legais (tais como determinadas informações variáveis no rótulo), a necessidade de impressão de dados variáveis tem se tornado cada vez mais comum.

Não se engane, este tipo de impressão pode ser uma excelente estratégia para conquistar novos clientes, assim como fidelizar os atuais e diferenciar seu produto em relação à concorrência.

Por isso, no post de hoje vamos entender mais o que são dados variáveis e ver como utilizá-los na estratégia da empresa para otimizar os resultados do negócio.

O que são, afinal, dados variáveis?

O Sindicato das Indústrias Gráficas (Sindgrafs) destaca que a personalização, a impressão de poucas tiragens e dados variáveis já são realidade em alguns mercados mais amadurecidos, tais como o europeu.

Porém, nos últimos anos, estas estratégias personalizadas têm sido mais utilizadas aqui no Brasil por marcas como forma de diferenciação e aumento das vendas.

Além disso, o Sindgrafs cita como exemplos a impressão de embalagens, rótulos e etiquetas personalizadas (para cervejas artesanais e produtos com nomes dos consumidores, por exemplo), assim como de livros de fotos. E trouxe alguns números do mercado alemão: em 2018, nove milhões de impressos foram produzidos com estas características.  

Assim, dentro do contexto de impressão de material, a impressão de dados variáveis caracteriza-se pela personalização dos materiais. Ou seja, acaba sendo a intercalação (integração) de um conteúdo que utiliza um modelo de documento principal (que é a base do modelo) e um material personalizado (variável).

Alguns exemplos de dados variáveis para a impressão

Os dados variáveis podem se apresentar em forma de:

   • Textos;

   • Nomes;

   • Fotos;

   • Imagens;

   • Códigos de barras;

   • QR Codes.

E como utilizar estes dados variáveis dentro de uma estratégia empresarial? Basicamente, há três formas distintas de utilizar a impressão de dados variáveis:

   • Promocional: cria uma comunicação direta com os clientes, estreitando o relacionamento e otimizando as respostas para o time de marketing e do comercial; 

   • Transacional: aqui, essas informações específicas têm fins práticos comerciais, tais como faturas, boletos de cobrança, publicações, contas, folhas de pagamento, dentre outros.

   • Transpromocional: como diz o próprio nome,  é a junção dos dois tipos anteriores. Ou seja, gera uma comunicação muito mais eficiente, pois integra o material promocional com o transacional, sendo bem atrativas para os consumidores.

Principais vantagens

E quais são as principais vantagens de adotar a impressão de dados variáveis dentro da estratégia de uma empresa?

O material publicitário da empresa torna-se personalizado e pode ser focado, por exemplo, no marketing direto.  

Inclusão de dados específicos e personalizados a documentos e outros materiais como, por exemplo, rótulos, carnês, dentre outros. 

Como começar a criar impressos com dados variáveis para a minha empresa?

Como vimos, a impressão de dados variáveis é a base da personalização de conteúdos e materiais impressos. Utilizada de maneira correta e estratégica, essa impressão pode colaborar para a otimização do resultado das vendas.

Agora que você já sabe o que é uma impressão de dados variáveis e como utilizá-la dentro da estratégia da sua empresa, como começar a tirar esta ideia do papel?

Vamos a alguns pontos importantes:

Tecnologias avançadas

Se sua empresa quer criar um material para uma campanha de marketing e/ou de comunicação dirigida de maneira realmente diferenciada e eficiente, é necessário ter tecnologias avançadas de hardware e software para a segmentação correta da impressão de materiais com dados variáveis.

Ou seja, é preciso sincronizar e integrar as informações. Isso tudo de maneira eficiente, rápida e automatizada.

Diagramação

As impressões com dados variáveis precisam ser diagramadas de maneira ainda mais cuidadosa. Para isso, é necessário utilizar softwares específicos como, por exemplo, o InDesign. Além disso, fazer testes de impressão para ver a diagramação está de maneira correta.

Faça parceria com uma gráfica especializada

Não adianta fazer um projeto perfeito com dados variáveis se, na hora de escolher a gráfica para a impressão, a empresa não tem equipamentos de ponta e nem tecnologia compatível e atualizada para a impressão de dados variáveis.

Por isso, é fundamental escolher parceiros com experiência, assim como uma equipe especializada e equipamentos modernos. E isso tudo você encontra com a PrintCola.

Entre em contato hoje mesmo com a PrintCola: somos especializados em garantir a melhor qualidade para o seu material gráfico, inclusive com dados variáveis.

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