Para novos pedidos, entre na nova plataforma da Printcola, disponível em: http://rotulos.printcola.com.br/
ADESIVO PARA KOMBUCHA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER DE ACORDO COM A NOVA LEGISLAÇÃO E COMO ISSO AFETA SUAS VENDAS
      
ADESIVO PARA KOMBUCHA: O QUE VOCÊ PRECISA SABER DE ACORDO COM A NOVA LEGISLAÇÃO E COMO ISSO AFETA SUAS VENDAS

Muitos negócios estão crescendo e se expandindo focados em um produto que tem aumentado suas vendas nos últimos anos: a Kombucha. Até mesmo devido a essa explosão do consumo, os órgãos reguladores precisaram definir regras mais específicas e rígidas.

Por isso, no post de hoje vamos entender mais sobre a legislação da Kombucha e ver como um rótulo bem feito (adesivo para Kombucha) pode impactar nas suas vendas.

Mas você sabe o que é Kombucha?

Você sabia que algumas pessoas ainda desconhecem a Kombucha? A Kombucha é um tipo de chá fermentado que tem características probióticas e, por isso, traz benefícios para a saúde.

Há diversos tipos de Kombuchas: ela pode ser doce, amarga, mais suave ou mais alcoólica. Tudo isso depende dos ingredientes utilizados para a sua produção.

Legislação para Kombucha: o que é preciso saber?

Com o aumento da produção industrial da Kombucha, o governo criou uma Instrução Normativa (IN 41/2019) que define alguns padrões, tais como:

   • Identidade;

   • Qualidade da bebida;

   • Adequação do rótulo de Kombucha (adesivo para Kombucha). 

De acordo com esta IN, a Kombucha pode ser classificada como bebida fermentada não-alcoólica e bebida fermentada alcoólica. No caso dos produtos alcoólicos, eles apresentam mais de 0,5% de graduação alcoólica em sua composição e devem informar de maneira clara no rótulo de Kombucha essa informação, juntamente com as demais advertências necessárias.

Além disso, a Kombucha pode ser adicionada de frutas, mel, açúcares e outros ingredientes previstos nesta Instrução Normativa.

E quando esta legislação da Kombucha vai entrar em vigor?

O MAPA informa que o prazo para adequação dos estabelecimentos produtores de Kombucha foi prorrogado até 1º julho de 2021. É importante lembrar que os padrões estabelecidos determinam desde os ingredientes, teor alcoólico até a rotulagem do produto (ou seja, o adesivo para Kombucha).

Como registrar seu produto no MAPA?

A Kombucha deve ser registrada segundo os procedimentos estabelecidos pelo Sistema do Mapa, acessado por meio do sistema Sipeagro. O Sistema utilizado pelo MAPA para registro e cadastro de Estabelecimentos e Produtos Agropecuários.

Ele é utilizado como ferramenta para realização e acompanhamento dos processos administrativos de fiscalização. Através desta plataforma é possível gerar relatórios básicos do sistema, além de emitir o certificado de Estabelecimentos e Produtos registrados e/ou cadastrados pelo MAPA.

Adesivo para Kombucha: quais são as características do rótulo?

Apesar da Kombucha poder ser considerada uma bebida probiótica, o rótulo da Kombucha não pode explorar supostas alegação de propriedades funcionais ou de saúde em sua rotulagem e em nenhum tipo de publicidade.

Ou seja, não é possível colocar no adesivo para Kombucha informações de saúde como, por exemplos, propriedades que ajudam no emagrecimento.

Caso alguma empresa possua provas de funcionalidades no organismo ou benefícios a saúde, a mesma deve apresentar estas provas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E isso deve ser feito de acordo com procedimentos, trâmites e etapas para que ela avalie a autorize alguma alegação funcional ou de saúde, consultando o site da Anvisa.

Por isso, sua utilização indevida e sem aprovação pelo órgão competente (no caso, MAPA) acarretará autuação e medidas administrativas e legais previstas na legislação. Por isso, é importante que os empresários fiquem atentos quando forem criar os adesivos para Kombucha.

Além destes da IN 41/2019 especificamente sobre a bebida, o rótulo de Kombucha deve atender às demais regras e disposições sobre rotulagem de bebidas e alimentos, tais como:

RDC/ANVISA 259 de 2002;

Decreto 6.871 de 2009.

De maneira geral, podemos dizer que é obrigatório ter no rótulo de Kombucha as seguintes informações:

   • Denominação de venda;

   • Lista de ingredientes;

   • Origem;

   • Prazo de validade;

   • Conteúdo líquido;

   • Lote;

   • Informação nutricional obrigatória.

Fizemos um post bem interessante sobre rótulo de Kombucha: vale a pena ler e entender ainda mais.

Como fazer hoje mesmo um adesivo para Kombucha?

Não deixe para final de junho pensar nas adequações necessárias pela IN 41/2019. Quanto mais cedo você adequar seu produto às novas regras, muito melhor para o seu negócio (e para as suas vendas).

Em termos de material de adesivo para Kombucha, o mais adequado é o filme BOPP (Polipropileno Biorientado), pois apresenta alta resistência, tanto em relação ao atrito quanto em relação à umidade.

Na prática, isso significa que a impressão não ficará borrada durante a armazenagem e transporte das garrafas. Assim, seu produto ficará perfeitamente exposto para o consumidor, além de poder ser refrigerada e, ainda assim, manter a apresentação intacta.

Para os adesivos BOPP, há 3 (três) opções:

   • BOPP Branco;

   • BOPP Transparente;

   • BOPP Metalizado.

Adorei! Quero hoje mesmo criar um adesivo para a minha Kombucha!

Quer criar hoje mesmo um rótulo personalizado para sua Kombucha? Para ter certeza da qualidade final, é fundamental encontrar uma gráfica especializada neste tipo de produto.

Entre em contato agora mesmo com a PrintCola: somos especialistas em garantir a melhor qualidade para o seu material gráfico. Temos o melhor custo x benefício, além de atendermos empresas em todo o Brasil.

E para continuar se atualizando, acesse outros conteúdos muito interessantes e importantes do nosso blog para o seu negócio:

Qual é a importância da tipografia para o material gráfico da sua empresa?;

Descubra a importância do branco na impressão digital;

Impressão de etiqueta adesiva: o que você precisa saber para fazer a escolha certa para seu produto;

Como fazer um banner impactante para aumentar as vendas.

Share This Post :

Comments

Log in or register to post comments