COMO ESCOLHER A MELHOR COMBINAÇÃO DE CORES PARA O SEU PROJETO?
      
COMO ESCOLHER A MELHOR COMBINAÇÃO DE CORES PARA O SEU PROJETO?

Sabemos que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?! Ou, ao menos, é esta primeira impressão que traz o maior impacto inicial.

E quando falamos em projetos gráficos como, por exemplo rótulos adesivos personalizados, etiquetas, dentre outros, sabemos que um visual marcante pode trazer grandes impactos, principalmente para a diferenciação em relação à concorrência e para chamar atenção do consumidor.

Dentre estes elementos, a tipografia para os rótulos tem um papel fundamental para a construção de branding. Além disso, a utilização das cores (e das diversas combinações) podem ter um papel fundamental nesta construção da marca também.

Para te ajudar a uma aplicação perfeita para o seu adesivo vinil ou outros tipos de etiquetas, no post de hoje vamos entender mais como funciona a psicologia das cores e ver como escolher as combinações perfeitas para o seu projeto gráfico como, por exemplo, rótulos personalizados.

O que é a psicologia das cores?

Fizemos aqui um outro post bem bacana sobre este assunto: Como escolher as cores certas para o rótulo personalizado do meu produto?. Mas, de maneira resumida, podemos entender que a Psicologia das Cores é um estudo que analisa a maneira como o cérebro humano se comporta diante de informações captadas de maneira visual.

Isso não significa que todas as pessoas vão receber e captar as informações da mesma forma. Neste sentido, a Psicologia das Cores não pode ser entendida como uma técnica exata. Porém, ela ajuda muito a entender o impacto das diferentes cores no consumidor, ou seja, como utilizar as cores no marketing de um produto.

A importância da escolha da paleta de cores

Na hora de apresentar um projeto, a escolha da paleta de cores é essencial. Mas o que é paleta de cores?

Paleta de cores é um conjunto de cores pré-selecionadas que são utilizadas em harmonia para passar um(a):

   • Ideia;

   • Sentimento;

   • Sensação;

   • Identidade visual.

Quando usada de forma correta, a paleta de cores influencia a percepção do consumidor.

Como criar uma paleta de cores para seu projeto?

O primeiro passo para criar uma paleta de cores é entender sobre o círculo cromático. Isaac Newton criou o famoso círculo cromático, também conhecido como o círculo de Newton.

O círculo cromático de cores é composto pelas três cores primárias, três secundárias e seis terciárias, sendo:

   • Cores primárias: amarelo, vermelho e azul;

   • Cores secundárias: a mistura de duas cores primárias;

   • Cores terciárias: a mistura das cores primárias com cores secundárias.

Desta forma, o círculo cromático é uma ferramenta muito importante para a criação das tonalidades. Para isso, pode-se fazer diversas combinações baseadas nas Leis da Harmonização:

   • Cores complementares: são aquelas que apresentam maior contraste entre si e estão opostas no círculo cromático. Por exemplo: vermelho e verde.

   • Cores análogas: são os tons que estão lado a lado no círculo cromático, como o laranja, o amarelo e o verde.

   • Cores complementares decompostas: Nessa combinação do círculo cromático, também chamada de tríade, utiliza-se três cores equidistantes que formam um triângulo.

Outras dicas para fazer a combinação de cores

Um conceito importante que é preciso entender no momento da escolha das cores para o respectivo projeto é o de contraste.  O contraste é a diferença visível entre uma cor e outra.

Quer um exemplo? Quando escrevemos um texto em letras pretas sobre um fundo branco, ele torna-se totalmente legível porque há um alto contraste entre o preto e o branco. Se o texto for rosa claro, a leitura se tornará comprometida. Entendeu?

Há uma outra dica bastante útil que é a regra 60-30-10. Essa regra é utilizada para criar esquema de cores e dividir as três cores em porcentagens para criar uma harmonia mais equilibrada. Como funciona?

   • 60% de uma cor dominante;

   • 30% de uma cor secundária;

   • 10% de uma cor de acabamento.

O que isso significa? Isso significa que a cor primária vai corresponder a, aproximadamente, 60% do espaço, a cor secundária a 30%, e a cor de acabamento a 10%.

Plataformas para ajudar a escolher a combinação de cores perfeita:

Está pensando em criar um rótulo personalizado para o seu produto, tais como cerveja, cachaça,  kombucha, bolos de pote, geleias, dentre outros? Separamos aqui algumas plataformas bem interessantes que podem te ajudar a definir a combinação de cores perfeita para o seu projeto.

Shutterstock Palette

Color Favs

Flat UI Colors

Colourcode

Palettable

Material Design Colors

Adobe Color CC

Mudcube Color Sphere

TinEye Multicolor

ColourLovers

HailPixel Color

SpyColor

uiGradients

Cohesive Colors

Skala Color 

Adaptive Backgrounds

Brand Colors

Gostou destas dicas para escolher a combinação de cores perfeita para o seu projeto gráfico? E se você está pensando em criar rótulos adesivos para o seu produto, é fundamental encontrar uma gráfica especializada.

Entre em contato agora mesmo com a PrintCola: somos especialistas em garantir a melhor qualidade para o seu material gráfico. Temos o melhor custo x benefício, além de atendermos empresas em todo o Brasil.

E para continuar se atualizando, acesse outros conteúdos muito interessantes e importantes do nosso blog para o seu negócio:

Impressão de etiqueta adesiva: o que você precisa saber para fazer a escolha certa para seu produto;

Como fazer um banner impactante para aumentar as vendas;

Qual é a importância da tipografia para o material gráfico da sua empresa?;

Descubra a importância do branco na impressão digital;

Adesivo traseiro para vidro de carro: como divulgar sua marca com baixo investimento.

Compartilhe

Comentários

Faça login para comentar