ADESIVO VINIL: COMO APLICAR ESTE RÓTULO ADESIVO NAS MAIS DIVERSAS SUPERFÍCIES
      
ADESIVO VINIL: COMO APLICAR ESTE RÓTULO ADESIVO NAS MAIS DIVERSAS SUPERFÍCIES

Vimos ao longo de diversos posts vimos sobre a importância da tipografia para os rótulos, vimos sugestões de tendências para o mercado de rótulos em 2021, entendemos a importância da escala pantone e muito mais.

Porém, o que adianta ter todos estes cuidados, escolher uma gráfica experiente se, na hora da aplicação, o resultado não fica com qualidade?

Para te ajudar a uma aplicação perfeita do seu adesivo vinil, no post de hoje vamos entender as características do adesivo vinil, em quais as superfícies em que ele pode ser usado e descubra dicas de como aplicá-lo. Ficou curioso ou curiosa? Vamos lá, então!

O que é adesivo vinil?

Antes de explicarmos como aplicar o adesivo vinil nas mais diversas superfícies, é importante conhecer mais sobre este tipo de rótulo adesivo.

O adesivo vinil é produzido com o material plástico vinil 90g e oferece maior resistência, assim como flexibilidade. Por ser um material impermeável, acaba sendo muito versátil para a impressão de rótulo adesivo.

As principais vantagens deste tipo de material é sua rentabilidade, flexibilidade e resistência.

Além disso, está disponível em muitas cores e texturas, oferecendo opções para a criação de rótulos personalizados.

Diferença entre adesivo de vinil e adesivo de papel

Uma dúvida mais comum para quem vai criar rótulos adesivos é acerca da diferença entre o adesivo vinil e o adesivo de papel.

Adesivo de papel: este tipo de adesivo tem um custo menor. Porém, não apresenta a mesma resistência do vinil e nem possui sua grande  versatilidade. Por exemplo, o adesivo de papel não pode ser exposto a muita umidade. No caso, a tinta não ficará borrada, mas o papel irá enrugar.

Adesivo de vinil: O adesivo de vinil é muito mais resistente e flexível do que o adesivo de papel, podendo ser utilizado nos mais diferentes produtos e ambientes, como veremos daqui a pouco, inclusive em produtos que serão refrigerados ou ficarão, constantemente, úmidos.

Tipos de adesivo vinil

Os principais tipos de adesivos de vinil disponíveis no mercado gráfico brasileiro são:

Vinil branco: é um tipo de adesivo mais resistente e flexível. No geral, ele tem a opção fosca ou com brilho. Há muitas opções de tamanho, inclusive grandes formatos.

Vinil transparente: é muito parecido com a opção branca, com a diferença que tem a transparência.

Vinil prata: possui um efeito de substratos metálicos, ou seja, aquele efeito prateado, comum em alguns rótulos de bebidas, por exemplo.

Em quais superfície o adesivo vinil pode ser aplicado?

Como vimos, o adesivo de vinil é um material muito versátil. Ele pode ser utilizado em muitas aplicações diferentes, tais como:

   • Rótulos como, por exemplo, para kombucha, cerveja artesanal, produtos cosméticos;

   • Vitrines;

   • Decoração;

   • Sinalização de ambientes;

   • Decoração;

   • Envelopamento de veículos;

   • Vidro traseiro de carro;

   • E muito mais.

Dicas de como aplicar o adesivo vinil nas mais diversas superfícies

Este tipo de adesivo tem sua aplicação mais indicada em superfícies lisas. Por isso, não é indicado para superfícies porosas ou ásperas (como, por exemplo, cimento e tijolo), que não irão apresentar adesão adequada.

Além disso, é necessário que a superfície esteja limpa, sem sujeiras. Isso vale para madeira, paredes, vidros, embalagens, dentre outras.

Madeira

Para ter aderência ao material, é necessário que a madeira esteja pintada com uma tinta de alta qualidade ou envernizada.

Para limpar: utilize um pano limpo, macio e umedecido com água. Depois de secar naturalmente, comrce a aplicação do adesivo.

Parede

Antes de começar adesivar, é importante analisar se a parede tem rachaduras, mofo, umidade, partes descascadas, pois estas condições podem prejudicar a inserção correta do adesivo vinil.

Estando nas condições adequadas, siga esse passo:

   • Limpe a superfície, assim como explicado nas superfícies de madeira;

   • Faça marcações com a ajuda da fita métrica e do lápis. Estas marcas serão fundamentais para guiar a aplicação.

   • Destaque a parte superior da película de papel e dobre-a cerca de 15 cm;

   • Posicione-a novamente, sem colar a parte destacada, ajustando o adesivo na parede para ficar na posição correta;

   • Estando tudo ok com a posição, inicie a colagem pelo topo destacado;

   • Passe uma espátula ou régua, suavemente, na área do adesivo colado e vá retirando a película de papel, puxando para baixo e, simultaneamente, passando a régua/espátula na parte destacada para fixar o adesivo na parede.

Gostou destas dicas para aplicar seu adesivo vinil? Que tal criar adesivos personalizados para os seus produtos, seja ele cerveja, cachaça,  kombucha, bolos de pote, geleias, dentre outros?

Entre em contato agora mesmo com a PrintCola: somos especialistas em garantir a melhor qualidade para o seu material gráfico, inclusive seu adesivo vinil. Ah, e temos o melhor custo x benefício, além de atendermos empresas em todo o Brasil.

E para continuar se atualizando, acesse outros conteúdos muito interessantes e importantes do nosso blog para o seu negócio:

Como fazer um banner impactante para aumentar as vendas;

Qual é a importância da tipografia para o material gráfico da sua empresa?;

Descubra a importância do branco na impressão digital;

Adesivo traseiro para vidro de carro: como divulgar sua marca com baixo investimento.

Compartilhe

Comentários

Faça login para comentar