COMO FAZER UM BANNER IMPACTANTE PARA AUMENTAR AS VENDAS
      
COMO FAZER UM BANNER IMPACTANTE PARA AUMENTAR AS VENDAS

Mais do que nunca, a comunicação visual é um fator essencial para as organizações dos mais diversos setores e segmentos. E quando pensamos em lojas físicas, o apelo visual gera impactos ainda mais relevantes no consumidor. E uma das formas com melhor custo x benefício para realizar essa comunicação visual de maneira assertiva é através de banners. Por isso, no post de hoje vamos entender como o seu negócio pode criar um banner impactante para aumentar as vendas.  

Mas, afinal, o que é um banner?

banner é uma peça que, no geral, é fabricada em tamanhos maiores e em material mais resistente, sendo utilizado, principalmente, em apresentações acadêmicas e eventos, assim como em estabelecimentos comerciais para a divulgação de promoções, produtos e outras informações. O banner pode ser colocado em um suporte móvel, fixado em uma parede ou, até mesmo, pendurado.

Principais características do banner

   • Ser visível. Por isso, precisa se destacar no local onde vai ficar exposto;

   • Despertar o interesse dos clientes;

   • Passar uma mensagem rápida e clara;

   • Ter resistência para, desta forma, ser utilizado diversas vezes sem comprometer a qualidade e a mensagem;

   • Versatilidade, podendo ser utilizado com diversos objetivos diferentes;

   • Apresenta um excelente custo-benefício.

Como o banner pode influenciar as vendas do meu negócio?

O Sebrae Alagoas explica que estudos feitos pela Universidade de Harvard e por Daniel Kahneman mostram que cerca de 95% das decisões de compra dos indivíduos são feitas de maneira inconsciente. Ou seja, essas decisões são influenciadas por questões emocionais.

Assim, apenas 5% dos processos de decisão de compra são feitos de modo racional.

Neste sentido, esses gatilhos de compra são divididos em três:

   • emoção;

   • instinto;

   • razão.

Desta forma, ao adotar estratégias que despertem esses gatilhos, certamente aumentarão as vendas e, obviamente, o lucro da empresa.

E o banner pode ajudar no aumento das vendas? Certamente, pois como o banner trabalha muito com elementos visuais, pode despertar esses gatilhos no seu consumidor, gerando o crescimento nas vendas.

Dicas para fazer um banner impactante

E, agora, 4 (quatro) dicas para criar um banner impactante para o seu negócio.

Onde o banner será exposto

Antes de pedir para produzir um banner, é fundamental saber onde ele será exposto: será externamente? Será dentro da loja? Será entre outros banners? Sabendo onde o banner será exposto, ficará muito mais fácil definir qual o tamanho ideal.

Escolha o tamanho do banner

Aqui vem a dica 2: escolher o tamanho ideal para o banner. Lembre-se: para ele surtir o efeito de comunicar visualmente determinada mensagem, ele precisa ser visível.

Para isso, é preciso se destacar no local onde será exposto. De maneira sucinta, podemos dizer que há dois tamanhos básicos para o banner:

Minibanner: é um banner de tamanho menor. No geral, com largura de 20 cm, enquanto o comprimento pode ser entre 30cm a 90cm. O objetivo do minibanner é realizar a comunicação de maneira mais discreta, sendo ideal para espaços internos.   

Banner tradicional: já o banner tradicional tem, em média, 1m². Sua impressão pode ser 1mx1m ou 0,80mx1m. No geral eles são usados em área externa, mas também podem ser utilizados internamente. Em qualquer uma das situações, devido às suas dimensões maiores, é preciso ter cuidado em relação ao local onde ele irá ficar para não gerar excessos, ou seja, poluição visual.

Caso haja a necessidade de um banner maior, não há problema: há a opção de lona personalizada que atende a essas necessidades de personalização em relação ao tamanho.

Faça um conteúdo direto e assertivo

Cuidado em querer passar muita informação em um único banner: os banners bagunçados e com muitas informações podem não transmitir com clareza a mensagem. Por isso:

   • Utilize frases curtas e simples;

   • Desperte a atenção e a curiosidade do seu público, utilizando palavras e/ou expressões que despertem os gatilhos mentais, tais como: agora, exclusivo, últimas unidades, dentre outras;

   • Destaque a ideia principal com clareza como, por exemplo, “Tudo com 20% de desconto”;

   • Organize e distribua adequadamente as informações no banner;

   • Escolha as cores certas e que tragam harmonia, tanto em relação ao objetivo do banner como em relação à identidade do negócio;

   • Use imagens que ajudem a transmitir a mensagem principal;

   • Lembre-se: menos é mais!

Cuidado com a resolução e a qualidade do seu banner

Quando você for escolher imagens para compor o seu banner, é preciso tomar cuidado com a resolução para não comprometer a nitidez da impressão. A imagem precisa ser nítida e em alta resolução.   • 

A resolução é definida de acordo com a quantidade de DPIs (dots per inch) na imagem, ou seja, quanto maior a quantidade de “pontos por polegada”, maior será a resolução.

Além disso, cuidado com a gráfica que irá imprimir o seu banner: veja se é uma empresa credível, com equipamentos modernos e de qualidade, assim como os materiais utilizados para a impressão.

Gostei, quero fazer um banner para meu negócio vender ainda mais

Se você gostou da sugestão, que tal começar agora mesmo? Se você ou alguém da sua empresa souber utilizar algum programa de criação, pode ser ainda mais simples.

Alguns programas onde você pode criar o arquivo para o seu banner (dos mais simples e amadores para os mais profissionais):

   • Powerpoint;

   • Canva;

   • Corel Draw;

   • Photoshop;

   • Illustrator;

   • InDesign.

Porém, cuidado com a resolução das cores e com a qualidade, assim como com o fechamento correto do arquivo. Um arquivo fechado corretamente facilita a impressão dos materiais gráficos. O arquivo precisa ser salvo na escala CMYK com resolução 300dpi.

Mas se você não quer se preocupar com tanta variável, que tal fazer com quem realmente entende? A PrintCola pode te ajudar desde a criação do banner até a sua impressão. Fale com a gente agora mesmo e peça um orçamento!

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