A IMPORTÂNCIA DE PERSONALIZAR ETIQUETAS E RÓTULOS PARA AGREGAR VALOR AOS PRODUTOS
      
A IMPORTÂNCIA DE PERSONALIZAR ETIQUETAS E RÓTULOS PARA AGREGAR VALOR AOS PRODUTOS

Muitas empresas ficam se questionando por que os seus produtos não vendem tanto quanto o esperado. Obviamente que a resposta para esta pergunta é muito complexa e envolve muitas variáveis. Porém, muitas vezes o gargalo pode estar na falta de uma preocupação com os rótulos e etiquetas do seu produto. E para entender a importância de personalizar etiquetas e rótulos para agregar valor aos produtos, no post de hoje vamos analisar exatamente a importância do rótulo na percepção do consumidor e no lucro da empresa. Ficou curioso? Vamos lá, então!

Motivo 1: Personalizar etiquetas e rótulos para cumprir a legislação vigente

Personalizar etiquetas e rótulos é importante, em primeiro lugar, por causa da necessidade de cumprimento da legislação vigente. Independente do produto que sua empresa vende, certamente terá que cumprir as normas para o setor.

Mas o que são essas etiquetas e rótulos? De acordo com a CIDASC, o rótulo ou rotulagem é toda inscrição, legenda, imagem e toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada, gravada em relevo, litografada ou colada sobre a embalagem de produtos destinada ao comércio, sendo o seu grande objetivo é a identificação.

No caso dos alimentos, por exemplo, é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que é o órgão responsável pela regulação dos rótulos. Muitas portarias regulam o que um rótulo deve ou não conter. O objetivo desses regulamentos é garantir produtos de qualidade e em boas condições de higiene.

   • Nome do produto; 

   • Lista de ingredientes que compõe o produto;

   • Quantidade em gramas ou mililitros que o produto apresenta;

   • Prazo de validade do produto;

   • Identificação da origem do produto.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, as informações nutricionais obrigatórias que precisam estar presente no rótulo são:

Porção: é a quantidade média do alimento que deve ser usualmente consumida por pessoas sadias a cada vez que o alimento é consumido, promovendo a alimentação saudável;

Medida caseira: indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir alimentos. Por exemplo: fatias, unidades, pote, xícaras, copos, colheres de sopa. A apresentação da medida caseira é obrigatória. Esta informação vai ajudar o consumidor a entender melhor as informações nutricionais;

%VD: percentual de valores diários é um número em percentual que indica o quanto o produto apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2.000 calorias.

Além disso, no final de 2020 a Anvisa aprovou novas regras sobre rotulagem nutricional. A novidade estabelece mudanças na tabela de informação nutricional e nas alegações nutricionais, bem como inova ao adotar a rotulagem nutricional frontal.

Ou seja, se a empresa não tem conhecimento sobre essas normas, além da necessidade de estar constantemente em atualização, pode incorrer em diversos descumprimentos que impactarão, de maneira muito negativa, o negócio.

Motivo 2: Personalizar etiquetas e rótulos para agregar valor ao produto

Se a primeira impressão é a que fica, certamente personalizar etiquetas e rótulos do seu produto trará impactos positivos na percepção do consumidor em relação á sua marca.

Por exemplo, quem não gosta de ganhar um presente super bem embalado? Chama a atenção, não é mesmo, além de aguçar sua curiosidade para abrir logo o presente. O mesmo acontece com etiquetas e rótulos personalizados: eles podem ser utilizados, de maneira estratégica, para despertar atenção do potencial cliente e se diferenciar em relação à concorrência.

A imagem e a informação contidas na embalagem podem ser o grande diferencial para a compra ou não do seu produto. Porém, como a etiqueta ou rótulo personalizado criou uma expectativa no seu potencial consumidor, obviamente que o produto em si terá que corresponder a esse desejo.

Assim, a estratégia de investir em etiquetas e rótulos personalizados para agregar valor ao produto precisa estar integrada a um planejamento de marketing mais amplo, no qual fica claro quais são os principais diferenciais da marca. Um rótulo personalizado não melhora apenas a imagem do produto em si, mas a da marca como um todo.

Motivo 3: Personalizar etiquetas e rótulos potencializa os resultados do seu negócio

Obviamente que esse investimento da criação de etiquetas e rótulos personalizados, desde que esteja integrado a uma estratégia mais ampla de Marketing, trará impactos positivos para o negócio. Ou seja, aumentará as vendas e, consequentemente, o lucro da empresa.

Uma pesquisa trouxe diversos insights valiosos sobre o impacto de embalagens e rótulos:

42% dos consumidores já usaram um produto com maior frequência porque gostaram da embalagem;

65% dos consumidores resolveram experimentar um novo produto porque a embalagem chamou atenção;

74% afirmaram que um rótulo com informações corretas e precisas aumentam a confiança na empresa.

Conclusão: que tal começar a pensar em rótulo personalizado para o seu produto hoje mesmo?

Como foi visto, a utilização de um rótulo personalizado afeta totalmente a experiência do consumidor, principalmente quando tratamos de alimentos e bebidas. Assim, com a escolha de um rótulo personalizado perfeito para o seu produto, é possível utilizá-lo como um canal de comunicação e de atração de novos clientes.

Assim, personalizar etiquetas e rótulos ajuda nas seguintes variáveis:

   • Prospecção de novos clientes;

   • Diferenciação em relação à concorrência;

   • Percepção do consumidor em relação ao produto e à marca;

   • Percepção de autoridade para a empresa;

   • Aumento no número de vendas;

   • Potencialização dos resultados do negócio, ou seja, aumento do lucro.

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