IMPRESSÃO DE RÓTULO ADESIVO: PRINCIPAIS MATERIAIS PARA IMPRESSÃO DIGITAL DO SEU RÓTULO
      
IMPRESSÃO DE RÓTULO ADESIVO: PRINCIPAIS MATERIAIS PARA IMPRESSÃO DIGITAL DO SEU RÓTULO

Chegou, finalmente, o ano de 2021 e muitas empresas aproveitam os primeiros meses do ano para realizarem um planejamento mais detalhado. E, neste momento, intensificam-se as pesquisas para tornar o seu produto mais atrativo e o rótulo personalizado acaba sendo uma das ações para uma estratégia mais diferenciada. E aí surgem as dúvidas: para a impressão de rótulo adesivo, quais são os principais materiais para impressão digital de um rótulo personalizado? Qual é o melhor para o meu produto? Para responder a essas perguntas, o nosso post de hoje é exatamente sobre isso: impressão digital para rótulo adesivo. Gostou? Vamos lá, então!

 

Impressão de rótulo adesivo: a importância do rótulo personalizado

Antes de explicar a importância da impressão de rótulo adesivo e quais são os principais materiais de impressão digital para rótulo personalizado, é fundamental entender a importância de um rótulo.

O rótulo ou rotulagem é toda inscrição, legenda, imagem e toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada, gravada em relevo, litografada ou colada sobre a embalagem de produtos destinada ao comércio, sendo seu grande objetivo a identificação  (Fonte: CIDASC). 

Desta forma, a escolha o material para impressão de rótulo adesivo é fundamental, pois ele precisa se adaptar às condições de transporte e de armazenamento do respectivo produto.

Além dos aspectos de material (que vamos ver depois), é necessário saber também quais são as informações obrigatórias que precisam estar presentes no rótulo adesivo.

De maneira resumida, vamos falar aqui do rótulo adesivo para alimentos e do rótulo adesivo para cosméticos.

 

Rótulo adesivo para alimentos

De acordo com a Anvisa, os itens obrigatórios para o rótulo de alimentos são:

   • Lista de ingredientes;

   • Origem;

   • Prazo de validade;

   • Conteúdo líquido;

   • Lote;

   • Informação nutricional obrigatória.

Além disso, informações sobre conservantes, lactose, glúten e diversos outros itens usados na composição de alimentos enlatados e processados são especialmente importantes para pessoas com algum tipo de alergia ou intolerância a ingredientes ou doenças como obesidade, hipertensão e diabetes. Por isso, é necessário que esta informação apareça claramente nos respectivos rótulos. Além disso, a Anvisa também traz também outras regras de boas práticas para os rótulos, tais como apresentar palavras ou qualquer representação gráfica que possa tornar a  informação falsa ou que possa induzir o consumidor ao erro.

 

Rótulo adesivo para cosméticos

Os rótulos de cosméticos e de produtos de higiene pessoal são regulamentados pela Anvisa e, especificamente, pelas seguintes resoluções:

   • RDC 07/2015;  

   • RDC 432/2020

De maneira geral, as informações necessárias que precisam estar presentes no rótulo adesivo da embalagem primária (aquela que se encontra em contato direto com os produtos) são:

   • Nome do produto e grupo/tipo a que pertence, no caso de não estar implícito no nome;

   • Marca;

   • Lote e vencimento;

   • Modo de uso (se for o caso) na embalagem primária ou secundária;

   • Advertências e restrições de uso;

   • Rotulagem específica;

   • Ingredientes/composição em português.

 

Impressão de rótulo adesivo: principais materiais para impressão digital do rótulo personalizado

Agora que você já sabe sobre as principais informações que precisam estar presentes no rótulo do seu produto, é importante entender sobre os diferentes tipos de materiais e cada uma das suas características. Vamos entender, então, as principais diferenças entre os diversos materiais?

 

Papel couchê

É um material de papel com superfície lisa e semibrilhante. O papel couchê é ideal para impressão com ribbon e é um dos materiais mais utilizados em rótulos personalizados devido, principalmente, ao seu custo x benefício e pelo seu acabamento bem profissional. Além disso, por ser um papel revestido, o papel couchê possui certa de resistência à umidade.

 

Adesivo de vinil

Adesivo de vinil é produzido com o material plástico vinil 90g e oferece maior resistência, assim como flexibilidade. Por ser um material impermeável, acaba sendo muito versátil para a impressão de rótulo adesivo. Além disso, está disponível em diversas cores e texturas, oferecendo muitas opções para a criação de rótulos personalizados.

 

Polipropileno Biorientado: BOPP

O nome BOPP deriva do polipropileno, ou seja, trata-se um filme sintético, um plástico. Já o termo biorientado significa que ele é "orientado" em duas direções. Assim, durante o processo de produção do filme, ele é estirado em dois sentidos: tanto no sentido da própria máquina quanto no sentido transversal.

Assim, o rótulo adesivo BOPP apresenta baixo custo e sua aplicabilidade é bem versátil, podendo atuar bem de -20 a 90ºC. Resiste bem à água, ao calor e a rasgos, além de apresentar boa estabilidade dimensional. Por isso, o BOPP é ideal para diversas aplicações como, por exemplos, bebidas que são servidas geladas, assim como alimentos congelados.

O BOPP pode ser oferecido em diversos acabamentos diferentes, tais como:

   • branco fosco;

   • branco brilhante;

   • prata brilhante (metalizado);

   • transparente.

Gostou de saber mais sobre os principais materiais para impressão digital de rótulo adesivo? E que tal conversar com quem entende deste assunto há mais de 30 anos? A Printcola é especializada na produção de etiquetas, TAGs, rótulo personalizado e na comercialização de ribbons. A Printcola também possui o certificado ISO, que garante e assegura a qualidade total dos produtos. Além disso, a Printcola  oferece seus serviços de maneira totalmente online, proporcionando mais rapidez e conforto para cada um dos seus clientes. Ficou curioso sobre nossos serviços? Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas, tire suas dúvidas e solicite hoje mesmo um orçamento.

Compartilhe

Comentários

Faça login para comentar